Caracterização Experimental Da Rigidez À Flexão De Material Compósito Carbono-epóxi

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Gabriel Prosofsky de Araujo
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
11
File Size:
1548 KB
Publication Date:
Aug 7, 2018

Abstract

O compósito carbono-epóxi é um material altamente resistente à tração. Porém, as fibras comprimidas durante a flexão não resistem à flambagem. Dessa forma, faz-se necessário um estudo mais detalhado. Este trabalho consiste em verificar quais propriedades mecânicas dependem exclusivamente da orientação das malhas das fibras. Corpos de prova de orientação 0°/90° e 0°/90°/±45° foram processados e ensaiados em flexão de três pontos, de acordo com as normas ASTM E855 e D790, em uma máquina universal de ensaio MTS – Material Test System com capacidade de 250 kN. Inicialmente, os tecidos sofreram o tratamento superficial da silanização, promovendo a futura adesão das fibras na resina. Após a silanização, as lâminas foram montadas e impregnadas com a resina epóxi. A cura da resina do compósito foi obtida em uma estufa Fanem modelo 320°C a 120°C por uma hora, subsequentemente os corpos de prova foram obtidos utilizando-se o corte à jato d’água. Concluiu-se que as falhas de todos os corpos de prova foram devido à tração. Corpos de prova com volumes de vazios internos apresentaram menores valores de rigidez e aqueles com mecanismos de fratura como flambagem e delaminação apresentaram valores de resistência menores.
Citation

APA: Gabriel Prosofsky de Araujo  (2018)  Caracterização Experimental Da Rigidez À Flexão De Material Compósito Carbono-epóxi

MLA: Gabriel Prosofsky de Araujo Caracterização Experimental Da Rigidez À Flexão De Material Compósito Carbono-epóxi. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account