Caracterização De Um Aço Inoxidável Duplex Em Comparação A Aços Inoxidáveis Ferriticos E Austeníticos Em Relação À Microestrutura E Propriedades Mecânicas Em Tração

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 6
- File Size:
- 1245 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
Aços inoxidáveis são ligas Fe-C-Cr com elevada resistência à corrosão. Estes podem receber diferentes elementos de liga, que alteram suas microestruturas e propriedades de acordo com o interesse da aplicação. Os mais comuns são os austeníticos, ferríticos, martensíticos e duplex. Os aços inoxidáveis austeníticos possuem excelente resistência à corrosão, elevada ductilidade, boa soldabilidade, conformabilidade e tenacidade. Os aços inoxidáveis ferríticos possuem boa resistência à corrosão, são bons para estampagem e possuem maior dureza e soldabilidade em relação aos austeníticos. Os aços inoxidáveis duplex (AID) são aços com estrutura bifásica, formados pelas fases ferrita e austenita, em proporções de aproximadamente 50% de cada. Os AIDs apresentam associação de resistência mecânica com resistência à corrosão. O presente trabalho tem como objetivo realizar ensaios metalográficos e tração de um AID 399B, de um aço inoxidável ferrítico 441A e de um aço inoxidável austenítico 304N, para fins de comparação da microestrutura e propriedades mecânicas. Com os resultados conclui-se que o AID possui maior resistência à dureza na escala HRB, o aço austenítico possui maior capacidade de alongamento, devido sua estrutura CFC. Já o limite de resistência e de escoamento são maiores no aço AID devido a sua maior proporção da fase ferrita (52%).
Citation
APA:
(2017) Caracterização De Um Aço Inoxidável Duplex Em Comparação A Aços Inoxidáveis Ferriticos E Austeníticos Em Relação À Microestrutura E Propriedades Mecânicas Em TraçãoMLA: Caracterização De Um Aço Inoxidável Duplex Em Comparação A Aços Inoxidáveis Ferriticos E Austeníticos Em Relação À Microestrutura E Propriedades Mecânicas Em Tração. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.