Avaliação Física E Mecânica De Mármore Artificial Produzido Com Resíduo Fino De Mármore Dolomítico Beneficiado Em Teares De Lâminas Diamantadas

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 921 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
A produção de uma rocha artificial a partir da aglutinação de resíduos finos de mármore dolomítico pela resina epóxi pode ser uma alternativa viável do ponto de vista técnico, econômico e ecológico. O resíduo utilizado é proveniente do desdobramento de mármore dolomítico em teares de lâminas diamantadas e geralmente é descartado. Esta nova aplicação agrega valor ao resíduo, diminuindo o impacto ambiental gerado. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades físicas e mecânicas do mármore artificial produzido pela metodologia de vibro compressão à vácuo. Para isso, foram confeccionadas placas rochosas, em equipamento apropriado, com 85% em peso de partículas de resíduo e 15 % de sistema epoxídico DGEBA/TEPAc. As placas foram produzidas com uma pressão de compactação de 0,5 MPa, à temperatura de 90 °C por um período de 20 minutos. Posteriormente, as placas foram caracterizadas pelos ensaios de densidade, absorção de água, porosidade, resistência à flexão, resistência à compressão e microscopia eletrônica de varredura. Obteve-se um mármore artificial produzido pela técnica de vibro compressão a vácuo com absorção de água inferior a 0,06%, uma resistência à flexão de 33,93MPa e uma compressão uniaxial de 96,49MPa, confirmando uma boa adesão entre as partículas de resíduo e a resina epóxi.
Citation
APA:
(2017) Avaliação Física E Mecânica De Mármore Artificial Produzido Com Resíduo Fino De Mármore Dolomítico Beneficiado Em Teares De Lâminas DiamantadasMLA: Avaliação Física E Mecânica De Mármore Artificial Produzido Com Resíduo Fino De Mármore Dolomítico Beneficiado Em Teares De Lâminas Diamantadas. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.