Avaliação Do Uso De Residuo De Pedra Cariri Na Composição De Massas Ceramicas Para Blocos De Vedação

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Amélia de Santana Cartaxo
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
12
File Size:
1179 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

A pedra cariri, devido a sua extração, produz um alto teor de formação de sobras, o qual polui muito os arredores dos municípios, prejudicando rios e relevos da região. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o resíduo da pedra cariri, juntamente com uma argila para propor seu uso na formulação de blocos de vedação. Inicialmente a pedra cariri e a argila foram beneficiadas. Estes materiais foram submetidos a um ensaio de plasticidade pelo método pfefferkorn, e posteriormente á analises de difração de raios-x e de fluorescência de raios-x, para saber suas composições mineralógicas. Através da fluorescência e da difração de raios-x comprovou-se que a pedra cariri possui um teor elevado de CaO(89,0%), que ajudará na densificação da peça e no abaixamento da temperatura de queima, e que a argila tem um percentual bom de sílica livre, que ajudará na eliminação do gás CO2 decorrente da decomposição térmica do carbonato presente na pedra cariri, ajudando também na estabilidade dimensional da peça. Pelas analises feitas, percebe-se um potencial de uso da pedra cariri na formulação de massas para fabricação de blocos de vedação.
Citation

APA: Amélia de Santana Cartaxo  (2017)  Avaliação Do Uso De Residuo De Pedra Cariri Na Composição De Massas Ceramicas Para Blocos De Vedação

MLA: Amélia de Santana Cartaxo Avaliação Do Uso De Residuo De Pedra Cariri Na Composição De Massas Ceramicas Para Blocos De Vedação. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account