Avaliação Do Fator Humano Nos Parâmetros De Corrosão Puntiforme De Cupons Comerciais

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Laís Couto dos Santos
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
815 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

A corrosão é definida como um conjunto de fenômenos de deterioração progressiva dos materiais em consequência de reações eletroquímicas. Em determinadas instalações metálicas, tais processos são monitorados através de cupons de perda de massa. Quando tal fenômeno se evidencia pela formação de cavidades com pouca perda uniforme, consistindo em um processo de corrosão puntiforme, ele é denominado corrosão por pites. As normas ASTM G46-94 (2005) e NACE RP0775 (2005) recomendam caracterizar a corrosão por pites através da densidade, tamanho, profundidade e taxa de corrosão por pites. Entretanto, essa é uma avaliação subjetiva e o fator humano pode ter influência significativa na obtenção dos resultados. No presente trabalho, cupons de corrosão comerciais foram expostos à corrosão em câmera de imersão no período de três meses, tendo como fluido a água potável. O objetivo principal foi avaliar a influência do fator humano nos parâmetros de corrosão puntiforme. Foi realizada uma análise comparativa dos resultados obtidos por três diferentes operadores. As alterações encontradas se mostram significativas, entretanto, tais variações não modificaram o nível de classificação dos cupons segundo as normas.
Citation

APA: Laís Couto dos Santos  (2017)  Avaliação Do Fator Humano Nos Parâmetros De Corrosão Puntiforme De Cupons Comerciais

MLA: Laís Couto dos Santos Avaliação Do Fator Humano Nos Parâmetros De Corrosão Puntiforme De Cupons Comerciais. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account