Avaliação Do Desgaste Em Circuitos De Moagem Alimentados Com Produtos De Pré-concentração De Minérios De Vanádio E Cobre

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 1
- File Size:
- 773 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
Os métodos de pré-concentração, dentre os quais podemos destacar o gravimétrico, magnético, peneiramento e ore sorting, eliminam grande parte da massa a ser alimentada na usina, o que consequentemente impacta nas características do material que irá alimentar a moagem. Assim, este trabalho busca fazer uma comparação no desgaste de circuitos de moagem com e sem a pré-concentração em minérios de baixo teor. Através de ensaios laboratoriais de AI de Bond, foi obtido o valor da abrasividade e com isso é possível estimar o consumo de material de desgaste e revestimento dos circuitos. O estudo indica que o resultado é benéfico pois, eliminando-se mais da metade da massa, o desgaste dos equipamentos decai de forma proporcional, com um ganho maior no caso do ensaio em que a abrasividade do material pré-concentrado é menor. Portanto, do ponto de vista econômico, além da pré-concentração ter baixo custo operacional, a redução nos gastos com revestimento e bolas na moagem diminui de forma muito significativa.
Citation
APA:
(2017) Avaliação Do Desgaste Em Circuitos De Moagem Alimentados Com Produtos De Pré-concentração De Minérios De Vanádio E CobreMLA: Avaliação Do Desgaste Em Circuitos De Moagem Alimentados Com Produtos De Pré-concentração De Minérios De Vanádio E Cobre. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.