Avaliação De Um Método De Constraste Por Oxidação Para A Revelação Do Grão Austenítico Prévio Nos Aços Abnt4340 E Abnt1030

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1483 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
O tamanho de grão austenítico prévio é determinante na área de tratamentos térmicos dos aços, pois este parâmetro influencia sua microestrutura e propriedades. Para que o tamanho de grão possa ser medido, é necessário que antes se aplique métodos de contraste para sua revelação. A literatura relata, entre métodos desenvolvidos, dificuldades em se conseguir bons resultados em função deles serem susceptíveis a variações de composição química e histórico de processamento dos aços. Neste contexto, esse trabalho propôs métodos para a revelação dos contornos de grãos austeníticos prévios dos aços ABNT4340 e ABNT1030. Foram utilizadas duas técnicas: ataque químico e ataque térmico. Para a técnica de ataque químico, utilizou-se um reativo a base de ácido pícrico. Já na técnica de ataque térmico, as amostras foram austenitizadas de forma a promover uma oxidação controlada. Os resultados obtidos mostram o sucesso das técnicas, com destaque para o ataque térmico que se mostrou mais efetivo para o objetivo proposto. Foi possível mostrar que no ataque químico, o ajuste da concentração de HCl em função da composição química do aço é o ponto de maior importância, ao passo que no ataque térmico, a segregação química e a temperabilidade dos aços são relevantes para o sucesso da técnica.
Citation
APA:
(2017) Avaliação De Um Método De Constraste Por Oxidação Para A Revelação Do Grão Austenítico Prévio Nos Aços Abnt4340 E Abnt1030MLA: Avaliação De Um Método De Constraste Por Oxidação Para A Revelação Do Grão Austenítico Prévio Nos Aços Abnt4340 E Abnt1030. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.