Avaliação De Modelos De Predição De Propriedades Mecânicas Em Juntas Soldadas De Aço Sae 1045 Por Meio De Ensaios Mecânicos E Microscopia

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1415 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
O objetivo deste trabalho foi validar o modelo proposto por Kasuya et al para prever as durezas máximas da zona termicamente afetada (ZTA) em juntas soldadas de um aço com médio teor de carbono através de ensaios empíricos. Para isto, se faz necessário o cálculo da energia de soldagem, quando foram testados modelos apresentados por Marques e Modenesi e também o modelo proposto por Perdigão. As juntas soldadas foram produzidas usando chapas de aço SAE 1045 com espessura de 12,7 mm como material base, chanfro de 70º e arame sólido do tipo ER70S-6. Para mudar as condições de resfriamento das juntas soldadas, foram testadas variações nos parâmetros de soldagem, tais como: energia de soldagem, taxa de resfriamento e temperaturas de pré-aquecimento e interpasses. Foram feitos experimentos com e sem pré-aquecimento e testados pós-aquecimento e alívio de tensões. As amostras da zona fundida e da ZTA tiveram as durezas medidas e foram analisadas por meio de microscopia eletrônica de varredura. Em linhas gerais, os resultados empíricos para a dureza na ZTA seguem a mesma tendência prevista pelo modelo de Kasuya et al, mas observam-se desvios na proporcionalidade validando a equação parcialmente para o material estudado. Também foi possível constatar que para o cálculo da energia de soldagem são adequados os modelos propostos por Perdigão e Marques e Modenesi.
Citation
APA:
(2017) Avaliação De Modelos De Predição De Propriedades Mecânicas Em Juntas Soldadas De Aço Sae 1045 Por Meio De Ensaios Mecânicos E MicroscopiaMLA: Avaliação De Modelos De Predição De Propriedades Mecânicas Em Juntas Soldadas De Aço Sae 1045 Por Meio De Ensaios Mecânicos E Microscopia. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.