Avaliação Das Propriedades Elásticas Em Compósitos Epoxídicos Reforçados Com Fibras De Coco Verde

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Fernanda Santos da Luz
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
7
File Size:
986 KB
Publication Date:
Jan 16, 2018

Abstract

Compósitos reforçados com fibras naturais lignocelulósicas apresentam elevada dispersão em suas propriedades devido as suas heterogeneidades, as quais dependem de uma série de fatores tais como, idade da planta, local de retirada da planta e as condições da plantação. Assim, a estimativa das propriedades elásticas por testes padrões (destrutivos) podem não reproduzir os resultados reais do compósito. No presente trabalho, as propriedades elásticas foram avaliadas por meio da técnica de excitação por impulso, a qual é um teste não-destrutivo. Foram analisadas a homogeneidade dos módulos elásticos ao longo de todo o compósito e a influência das diferentes frações volumétricas de fibra de coco usada como reforço no compósito. Além disso, para verificar a sensibilidade do método dinâmico, amostras foram testadas por testes mecânicos destrutivos. Com base nos resultados foi observado que as propriedades obtidas pelo teste dinâmico apresentaram pequenas variações diferentemente dos resultados obtidos no teste destrutivo que apresentaram elevada dispersão justificada pela natureza heterogênea das fibras lignocelulósicas.
Citation

APA: Fernanda Santos da Luz  (2018)  Avaliação Das Propriedades Elásticas Em Compósitos Epoxídicos Reforçados Com Fibras De Coco Verde

MLA: Fernanda Santos da Luz Avaliação Das Propriedades Elásticas Em Compósitos Epoxídicos Reforçados Com Fibras De Coco Verde. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account