Avaliação Da Rif E Propagação Instável De Trinca A Partir De Daados Obtidos Via Ensaio De Charpy Instrumentado

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Nelson de Freitas Costa
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
12
File Size:
1269 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

Em um ensaio de impacto Charpy convencional, não é comum mensurar a energia consumida nas etapas de fratura, geralmente se obtém apenas a porção de fratura dúctil. Esse trabalho tem como objetivo apresentar a proporção do consumo de energia das diferentes etapas de fratura e relacionar com a área de superfície de fratura do corpo de prova. Ainda, desenvolve discussão dos fenômenos envolvidos, utilizando a teoria já conhecida. Para a obtenção dos dados foi realizado ensaio de Charpy instrumentado em 50 corpos de prova de 9 lotes diferentes. As amostras foram retiradas a 1/3 do raio da seção redonda de barras laminadas a quente temperadas e revenidas. As amostras foram preparadas conforme amostra do tipo A, definido na ASTM E23. O ensaio foi conduzido a -20°C, obedecendo a norma ASTM E2298. Os resultados mostraram que aproximadamente 80% da energia consumida na fratura é consumida na etapa de fratura dúctil, sendo que 88% dessa energia é consumida na região de início de fratura. Essa região, porém, não representa maior área na superfície de fratura, devido a diferença de trabalho para deformação nas etapas de nucleação de trinca e propagação instável de trinca.
Citation

APA: Nelson de Freitas Costa  (2017)  Avaliação Da Rif E Propagação Instável De Trinca A Partir De Daados Obtidos Via Ensaio De Charpy Instrumentado

MLA: Nelson de Freitas Costa Avaliação Da Rif E Propagação Instável De Trinca A Partir De Daados Obtidos Via Ensaio De Charpy Instrumentado. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account