Avaliação Da Resistência À Corrosão Nos Aços Inoxidáveis Aisi 304 E Aisi 316, Em Processos De Extração Da Cana Em Usinas De Açúcar E Álcool

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 824 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Estudou-se o comportamento dos aços inoxidáveis AISI 304 e 316, quanto à corrosão causada pelo caldo da cana-de-açúcar nos processos que simulam a sua extração. Devido a inviabilidade de realização dos ensaios de imersão utilizando o próprio caldo da cana-deaçúcar de pH médio de 5,5, pela deterioração do caldo e da variedade da concentração devido a variedade da cana, do tempo de maturação e das condições ambientais expostas, foi utilizado o ácido cítrico, que é o precursor do ácido transaconítico, sendo este o ácido encontrado em maior concentração no caldo da cana, utilizando-se uma solução de 10% em massa, apresentando pH em torno de 5,0 [1]. As amostras permaneceram imersas por vários períodos de tempo, sendo que para tornar o ensaio acelerado, a solução foi submetida à ebulição durante todo período que as amostras ficaram imersas. Ao final de cada um dos períodos, os corpos de prova foram limpos, pesados e avaliados na relação de perda de massa por área, tendo-se medido a massa inicial bem como a área superficial inicial das mesmas. Foram obtidos resultados interessantes que mostram o ataque diferenciado da solução ácida a estes dois aços inoxidáveis, onde se observou a presença de “pites”, cujo tamanho e quantidade dos mesmos foram diferentes, sendo que o AISI 304 foi o que sofreu maior ataque.
Citation
APA:
(2017) Avaliação Da Resistência À Corrosão Nos Aços Inoxidáveis Aisi 304 E Aisi 316, Em Processos De Extração Da Cana Em Usinas De Açúcar E ÁlcoolMLA: Avaliação Da Resistência À Corrosão Nos Aços Inoxidáveis Aisi 304 E Aisi 316, Em Processos De Extração Da Cana Em Usinas De Açúcar E Álcool. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.