Avaliação Da Proporcionalidade Da Mistura Na Cinética De Cura Da Resina Epóxi

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Maria Olivia de Barros Almeida
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
1031 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

O intuito do presente trabalho é identificar, dentre as proporções entre resina e catalisador analisadas cineticamente, a melhor condição de cura. O mecanismo de cura das resinas epóxi é um dos mais estudados e a técnica mais utilizada no estudo deste comportamento é a calorimetria exploratória diferencial (DSC). Neste trabalho, foi utilizado o equipamento DSC 1, fabricada pela Mettler Toledo, pelo método dinâmico. Por meio da técnica de DSC, pode-se observar perfis de cura, temperatura de transição vítrea e a determinação das melhores condições de preparação de compósitos. A reação de cura de resinas termofixas é um processo complexo, definido como uma mudança irreversível nas propriedades químicas e físicas por uma reação química. Estabelecendo-se as condições ideais de cura, a resina epoxi resulta em uma estrutura rígida altamente reticulada, a qual combina as excelentes propriedades térmicas, mecânicas, resistência química.
Citation

APA: Maria Olivia de Barros Almeida  (2017)  Avaliação Da Proporcionalidade Da Mistura Na Cinética De Cura Da Resina Epóxi

MLA: Maria Olivia de Barros Almeida Avaliação Da Proporcionalidade Da Mistura Na Cinética De Cura Da Resina Epóxi. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account