Avaliação Da Heterogeneidade Do Sinter Feed Da Arcelormittal Mina De Serra Azul - Via Variograma

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Juliana Cecília Costa Ribeiro Vieira
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
11
File Size:
1094 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

As operações de amostragem de qualquer atividade que necessite de controle de qualidade são fundamentais tanto para fins de garantia da qualidade quanto para efeito comercial dos produtos. Na mineração de ferro não é diferente. Uma amostragem que carregue um vício de 0,20% no teor de Fe (%) pode representar uma perda de faturamento de aproximadamente US$226 mil para cada milhão de toneladas comercializadas aos preços atuais. Para fazer um bom plano de amostragem é necessário conhecer o grau de heterogeneidade ou variação de qualidade (sW) do minério a ser amostrado. Segundo Pierre Maurice Gy, um dos mais renomados especialistas em amostragem de minérios em geral, a forma mais indicada para estimar a sW é o método do variograma. Neste trabalho usamos a metodologia do variograma, com base na Norma Técnica ABNT ISO 3084:2003, para estimar a sW do minério tipo Sinter Feed produzido na Mina de Serra Azul da ArcelorMittal.
Citation

APA: Juliana Cecília Costa Ribeiro Vieira  (2017)  Avaliação Da Heterogeneidade Do Sinter Feed Da Arcelormittal Mina De Serra Azul - Via Variograma

MLA: Juliana Cecília Costa Ribeiro Vieira Avaliação Da Heterogeneidade Do Sinter Feed Da Arcelormittal Mina De Serra Azul - Via Variograma. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account