Avaliação Da Corrosão Intergranular No Aço Aisi 304l Pela Norma Astm A262, Práticas A, C E E

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Luana Araújo Batista
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
1023 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

Os aços inoxidáveis austeníticos apresentam interessante junção de propriedade mecânica com elevada resistência à corrosão. Porém, quando aplicados em temperaturas na faixa de sensitização e submetidos a ambientes agressivos, tornam-se suscetíveis à corrosão intergranular. Para verificação da suscetibilidade desses aços sofrem este fenômeno são realizados ensaios de corrosão. Dentre eles os mais utilizados são os contidos na norma ASTM A262, que possui cinco diferentes procedimentos. Este trabalho consiste na comparação dos procedimentos das Práticas A, C e E, contidos nessa norma, para determinação da tendência à corrosão intergranular do aço AISI 304L. Para isto, amostras do aço foram sensitizadas a 675°C por uma hora e em seguida submetidas aos diferentes ensaios descritos na norma. Após a realização dos três procedimentos, considera-se que a metodologia mais assertiva e confiável seja a Prática E, conhecido como ensaio de Strauss, e que as amostras analisadas não apresentaram corrosão intergranular.
Citation

APA: Luana Araújo Batista  (2017)  Avaliação Da Corrosão Intergranular No Aço Aisi 304l Pela Norma Astm A262, Práticas A, C E E

MLA: Luana Araújo Batista Avaliação Da Corrosão Intergranular No Aço Aisi 304l Pela Norma Astm A262, Práticas A, C E E. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account