Avaliação Da Adição De Argônio À Atmosfera De Nitretação Sob Plasma Sobre A Resistência À Corrosão Do Aço Inoxidável Austenítico Aisi 316l

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1249 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
Neste trabalho foi estudado o efeito da adição de argônio à atmosfera de nitretação sob plasma sobre a resistência à corrosão do aço inoxidável austenítico AISI 316L. As nitretações foram realizadas em reator a plasma pulsado, a 420°C, por 6 h, adicionando-se 0%, 5% e 10% de argônio à mistura gasosa. Os resultados mostraram que a adição de 5% de argônio promove um aumento na espessura da camada de austenita expandida em relação ao material nitretado sem argônio. Com o aumento da concentração de argônio de 5 para 10%, no entanto, verificou-se a formação de camadas de austenita expandida mais finas e de baixa resistência à corrosão devido à presença de nitreto de cromo em sua estrutura.
Citation
APA:
(2018) Avaliação Da Adição De Argônio À Atmosfera De Nitretação Sob Plasma Sobre A Resistência À Corrosão Do Aço Inoxidável Austenítico Aisi 316lMLA: Avaliação Da Adição De Argônio À Atmosfera De Nitretação Sob Plasma Sobre A Resistência À Corrosão Do Aço Inoxidável Austenítico Aisi 316l. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.