Avaliação Balística E De Fratura De Compósitos Reforçados Com Fibras De Curauá Utilizados Em Blindagens Multicamada

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Fábio de Oliveira Braga
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
1813 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

Um sistema de blindagem multicamada consiste de uma camada frontal de cerâmica, uma camada intermediária de fibras sintéticas ou de material compósito, e uma camada posterior de um metal dúctil. Recentemente, há o interesse em substituir as fibras sintéticas por fibras naturais, por suas propriedades adequadas, menor custo e peso. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho de compósitos de matriz poliéster reforçados por fibras naturais de Curauá em blindagens multicamada. Placas com 0, 10, 20 e 30% vol. de fibras integraram a blindagem que sofreu impacto balístico com munição 7.62 mm, e o dano foi avaliado pela indentação característica em plastilina e por uma análise microscópica das superfícies de fratura. Foi mostrado que a blindagem resiste ao impacto balístico, atendendo à norma NIJ-0101.04 para o nível de proteção III. Além disso, as fibras de Curauá são responsáveis por manter a coesão do compósito após o impacto balístico, e o compósito por dissipar parte da energia do projétil por mecanismos como delaminação, trincamento da matriz, fratura e descolamento das fibras.
Citation

APA: Fábio de Oliveira Braga  (2017)  Avaliação Balística E De Fratura De Compósitos Reforçados Com Fibras De Curauá Utilizados Em Blindagens Multicamada

MLA: Fábio de Oliveira Braga Avaliação Balística E De Fratura De Compósitos Reforçados Com Fibras De Curauá Utilizados Em Blindagens Multicamada. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account