Aumento Do Sequencial De Distribuidor Em Aços Ultra Baixo Carbono Estabilizados Ao Titânio Na Arcelormittal Aços Planos América Do Sul

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1245 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Devido à obstrução no distribuidor, os aços ultra baixo carbono estabilizados ao titânio apresentavam baixo sequencial de lingotamento na ArcelorMittal Tubarão (AMT). Foram identificadas práticas utilizadas na redução de obstrução nestes aços, que foram adotadas para a produção na AMT. Uma das práticas foi estabelecer uma relação entre alumínio e titânio com menor propensão à formação de compostos de alumina e óxido de titânio que se aglomeram na região da válvula superior do distribuidor. Também foram introduzidas melhorias no processo visando a melhorar a condição de fluxo na região próxima da saída do aço no distribuidor. Neste projeto, um aço UBC de maior volume de produção foi escolhido e novas práticas foram adotadas para sua produção. Amostras de aço foram retiradas de corridas produzidas nesta condição e foram enviadas para análise na ArcelorMittal Research USA. Os resultados mostraram melhorias nos índices de qualidade tanto em laminados a quente como em laminados a frio. Neste trabalho será apresentado um resumo das ações adotadas na AMT, que resultaram em um aumento do sequencial médio de distribuidor, permitindo atingir um máximo de 18 corridas. Os níveis de esfoliação com esta nova prática atingiram também nível mínimo histórico.
Citation
APA:
(2017) Aumento Do Sequencial De Distribuidor Em Aços Ultra Baixo Carbono Estabilizados Ao Titânio Na Arcelormittal Aços Planos América Do SulMLA: Aumento Do Sequencial De Distribuidor Em Aços Ultra Baixo Carbono Estabilizados Ao Titânio Na Arcelormittal Aços Planos América Do Sul. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.