Aplicação De Polímero Superabsorvente Com O Objetivo De Evitar O Congelamento Do Concentrado De Minério De Ferro Durante O Transporte No Inverno

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 1428 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
Concentrados ?midos de minério de ferro podem se congelar durante o inverno e ficarem presos nos vagões de transporte, dificultando o descarregamento e a operação. Este problema vem sendo observado nas minas de Kryvyi Rih, Ucrânia e Mont-Wright, Canadá, onde o minério de ferro possui respectivamente 10,5% e 3,5% de umidade e, durante os invernos rigorosos, as temperaturas podem chegar a valores abaixo de -20°C. Nestes locais, uma grande quantidade de energia e tempo tem sido gasta para aquecer e descongelar os vagões. Este artigo mostra que polímeros superabsorventes, como o poliacrilato de sódio, podem evitar o congelamento e facilitar as operações de descarregamento e manuseio, além de possuír fácil aplicação, sendo eficientes quando aplicados apenas no fundo dos vagões, sem a necessidade de se misturar o polímero com o concentrado de minério de ferro.
Citation
APA:
(2017) Aplicação De Polímero Superabsorvente Com O Objetivo De Evitar O Congelamento Do Concentrado De Minério De Ferro Durante O Transporte No InvernoMLA: Aplicação De Polímero Superabsorvente Com O Objetivo De Evitar O Congelamento Do Concentrado De Minério De Ferro Durante O Transporte No Inverno. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.