Análise Do Tempo Entre Passes Na Evolução Microestrutural De Aços Inoxidáveis Austeníticos De Alto Nitrogênio, Com E Sem Nióbio

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 14318 KB
- Publication Date:
- Jan 16, 2018
Abstract
A influência do tempo entre passes na evolução microestrutural de dois aços austeníticos, F138 (sem nióbio) e ISO 5832-9 (com nióbio), foi investigada através ensaios de torção a quente em condições industriais. Análises foram realizadas através de microscopia ótica e eletrônica de transmissão, EBSD e microdureza. Menores tempos entre passes produziram menores tamanhos de grãos e de precipitados. Microestruturas mais refinadas induziram a maiores microdurezas. O aço ISO 5832-9 apresentou maior resistência que o F138. Precipitações de TiNbN, após o encharque, e de NbCrN e NbN (5%), durante o processamento, foram observadas no aço ISO 5832-9. Ambos os materiais sofrem recristalização dinâmica, partículas grosseiras (> 200 nm) atuaram como partículas de reforço e partículas menores (< 50 nm) no ancoramento dos contornos de grãos e discordâncias no ISO.
Citation
APA:
(2018) Análise Do Tempo Entre Passes Na Evolução Microestrutural De Aços Inoxidáveis Austeníticos De Alto Nitrogênio, Com E Sem NióbioMLA: Análise Do Tempo Entre Passes Na Evolução Microestrutural De Aços Inoxidáveis Austeníticos De Alto Nitrogênio, Com E Sem Nióbio. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.