Análise Do Parâmetro De Rede E Da Quantidade De Fase S Produzida Por Nitretação A Plasma De Pós De Aço Inoxidável Austenítico Aisi 316

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1077 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
Este trabalho estuda a obtenção da fase S livre de precipitados, a partir da nitretação a plasma de pós de aço inoxidável austenítico 316, e analisa a variação do parâmetro de rede (aS) em função das diferentes condições de tempo e temperatura de tratamento. Os pós com granulometria entre 38 e 54 ?m foram nitretados em reator a plasma pulsado DC, sob atmosferas de 80%N2 e 20%H2, pressões de 400 Pa, por tempos de 1 a 9 h, e temperaturas de 420, 450 e 470ºC. Os resultados mostram que para a temperatura de 420ºC o parâmetro de rede (aS) aumenta continuamente com o tempo de tratamento, atingindo a máxima expansão (8,5%). Com o aumento da temperatura e do tempo de tratamento, verificou-se um recuo em aS associado à perda de nitrogênio e conseqüente formação de nitretos. É possível obter na temperatura 420ºC após 9 h cerca de 37% de fase S livre de precipitados, o que mostra a necessidade de realização de experimentos adicionais ou do desenvolvimento de métodos de separação das partículas nitretadas das não nitretadas.
Citation
APA:
(2018) Análise Do Parâmetro De Rede E Da Quantidade De Fase S Produzida Por Nitretação A Plasma De Pós De Aço Inoxidável Austenítico Aisi 316MLA: Análise Do Parâmetro De Rede E Da Quantidade De Fase S Produzida Por Nitretação A Plasma De Pós De Aço Inoxidável Austenítico Aisi 316. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.