Análise Do Desgaste Na Interface De Pares Tribológicos Formados Pelo Aço Ferramenta Aisi M2 Nitretado A Plasma E Aço Inoxidável Aisi 316

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 787 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
Os problemas gerados no processamento do aço inoxidável AISI 316 são um grande problema do setor metal mecânico, por exemplo, no processo de usinagem, onde o material sofre altas taxas de deformação plástica e elevadas temperaturas na região de contato ferramenta-peça. Além disso, a adesão de aço inoxidável em materiais de maior dureza, no caso a ferramenta, também são problemas enfrentados. Neste trabalho foi feito um estudo qualitativo em escala laboratorial do contato entre um material de maior dureza (aço AISI M2 nitretado a plasma) e o aço AISI 316. Foram realizados ensaios de microdureza Vickers e rugosidade afim de caracterizar as amostras de aço AISI M2. Ensaios tribológicos do tipo Ball-on-Plate foram realizados com a finalidade de determinar o coeficiente de atrito ao longo do tempo para os pares tribológicos formados. Análises feitas via MEV/EDS foram feitas tanto nas trilhas geradas nas superfícies das amostras quanto nas esferas, para detectar pontos de adesão, deformação plástica e transferência de material entre as duas superfícies. Ficou comprovado que a nitretação a plasma com gaiola catódica proporcionou um menor coeficiente de atrito ao longo do tempo quando posta em contato com a esfera de aço inoxidável, bem como foi possível observar a formação de uma menor quantidade de pontos de adesão de aço inoxidável para esta superfície.
Citation
APA:
(2017) Análise Do Desgaste Na Interface De Pares Tribológicos Formados Pelo Aço Ferramenta Aisi M2 Nitretado A Plasma E Aço Inoxidável Aisi 316MLA: Análise Do Desgaste Na Interface De Pares Tribológicos Formados Pelo Aço Ferramenta Aisi M2 Nitretado A Plasma E Aço Inoxidável Aisi 316. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.