Análise De Métodos De Reaproveitamento De Cavaco Metálico Contaminado Considerando Abordagens De Ecoeficiência E Ecoefetividade

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 762 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
A legislação brasileira prevê que a destinação correta dos resíduos sólidos industriais é obrigatoriedade do gerador. Porém esta é uma das principais dificuldades encontradas, já que o processo produtivo gera resíduos e impactos ambientais. Entretanto, estes resíduos podem ser aproveitados para aumentar a ecoeficiência e como um objeto maior a ecoefetividade, reduzindo os impactos, aumentando a eficiência econômica e ambiental e contribuindo para a sustentabilidade. O setor metal-mecânico igualmente enfrenta a problemática do gerenciamento ambiental, então, o objetivo deste trabalho é avaliar a ecoeficiência e ecoefetividade dos métodos empregados na limpeza de cavacos metálicos contaminados com fluido de corte de empresas metalúrgicas. Foi realizado um estudo sobre a reutilização do cavaco de alumínio, analisando os métodos utilizados, a destinação caso não possível reutilizar e avaliado a ecoeficiência e ecoefetividade. Esta avaliação foi realizada por critérios estudados, onde é possível avaliar métodos como ecoeficientes e ecoefetivos. Na prática foram encontrados somente métodos ecoeficientes e, entre estes, alguns com práticas ecoefetivas. Os resultados evidenciam que a cultura de reparar, reutilizar, reciclar e destinar, ao invés de promover ações como a remodelagem de um sistema produtivo em ciclo fechado onde não há geração de resíduos é ainda mais prático e realístico.
Citation
APA:
(2017) Análise De Métodos De Reaproveitamento De Cavaco Metálico Contaminado Considerando Abordagens De Ecoeficiência E EcoefetividadeMLA: Análise De Métodos De Reaproveitamento De Cavaco Metálico Contaminado Considerando Abordagens De Ecoeficiência E Ecoefetividade. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.