Análise Da Variação Do Teor De Manganês E Cromo Na Resistencia Ao Desgaste Abrasivodos Aços Austeníticos Ao Manganês Hadfield

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 496 KB
- Publication Date:
- Mar 1, 2019
Abstract
O objetivo deste trabalho foi de analisar a influência da variação de manganês e cromo na resistência ao desgaste abrasivode aços austeníticos ao manganês aplicados em britadores de minério e verificar mecanismos de encruamento. Este material possui grande importânciatanto para o setor de mineração quantopara a economia do país. Para tanto, produziram-se ligascom teor de manganês (Mn) variando entre 12 e 21%, contendo cromo (Cr) entre 0,31 a 2,06 %. A resistência ao desgaste foi determinada através da realização de ensaios de micro-abrasão por esfera fixa. Para a análise dos mecanismos de encruamento, realizaram-se ensaios de impacto por martelamento seguido de metalografia ótica e perfil de dureza. Os resultados evidenciaram que o aço com percentual mais elevado de manganês com adição de cromo possui maior resistência ao desgaste abrasivo. Observou-se que o mecanismo atuante no encruamento dessas ligas é maclação de deformação, podendo elevar a dureza destes aços em valores quatro vezes maiores que sua dureza inicial. Conclui-se que o teor de Mn e Cr presente nesses aços influenciam na resistência ao desgaste abrasivo, sendo o Mn de maior influência.
Citation
APA:
(2019) Análise Da Variação Do Teor De Manganês E Cromo Na Resistencia Ao Desgaste Abrasivodos Aços Austeníticos Ao Manganês HadfieldMLA: Análise Da Variação Do Teor De Manganês E Cromo Na Resistencia Ao Desgaste Abrasivodos Aços Austeníticos Ao Manganês Hadfield. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2019.