Análise Da Sensitização De Juntas Soldadas Em Aços Inoxidáveis Aisi 409 E Aisi 439 Para Uso Em Sistema De Exaustão Veicular

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 1396 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
Avaliou-se a suscetibilidade à corrosão intergranular de juntas soldadas dos aços inoxidáveis ferríticos AISI 409 e AISI 439 utilizados na fabricação de escapamentos automotivos. A possível sensitização nas zonas termicamente afetadas (ZTA) e os seus efeitos nas propriedades mecânicas das juntas foram avaliados por meio de metalografia e ensaios de tração e corrosão. Observou-se um crescimento dos contornos de grão com a ocorrência de valas na ZTA e a presença de precipitados sensitizados. Também se registrou um limite de resistência e alongamento maiores nas amostras de soldagem manual do que na automática. Concluiu-se que quanto maior o aporte de calor na soldagem, maior o tempo de exposição da ZTA a altas temperaturas, maiores os contornos de grão, menores a resistência mecânica e a ductilidade das juntas. Adicionalmente, a precipitação de carbonetos e nitretos nos contornos de grão comprovou a influência térmica sobre a sensitização.
Citation
APA:
(2017) Análise Da Sensitização De Juntas Soldadas Em Aços Inoxidáveis Aisi 409 E Aisi 439 Para Uso Em Sistema De Exaustão VeicularMLA: Análise Da Sensitização De Juntas Soldadas Em Aços Inoxidáveis Aisi 409 E Aisi 439 Para Uso Em Sistema De Exaustão Veicular. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.