Análise Comparativa Do Comportamento Corrosivo Na Solda Dissimilar De Ligas Experimentais Com Alto Teor De Molibdênio: Estudo Da Corrosão Em Ligas Experimetais

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 13
- File Size:
- 1812 KB
- Publication Date:
- Aug 8, 2018
Abstract
O setor Petróleo e Gás Natural vem tendo enormes gastos com as paradas de manutenção. Estes gastos estão relacionados à degradação sofrida por seus equipamentos de refino devido à corrosão. Uma possível solução seria a utilização de novas ligas de aço inoxidável ferrítico com elevados percentuais de molibdênio, o que teoricamente favoreceria um aumento da resistência à corrosão. No entanto, pelo fato dessas ligas serem aplicadas na condição como soldada mudanças microestruturais significativas podem ser geradas, além de considerar o fato da solda das ligas em estudo ser realizada com material dissimilar, e a diferença existente entre o metal de adição e a região afetada pelo calor (ZAC) pode propiciar ao surgimento do fenômeno eletroquímico conhecido como pilha galvânica. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento corrosivo na solda dissimilar de duas novas ligas de aço inoxidável ferrítico com diferentes teores de cromo e um elevado teor de molibdênio, ambas com adição de superliga de níquel, verificando a influência da pilha. O resultado da soldagem foi avaliado através de exames metalográficos e ensaios eletroquímicos. As micrografias do metal de adição utilizado na soldagem das ligas mostraram que o mesmo possui uma microestrutura dendrítica e os gráficos obtidos dos ensaios de Polarização Potenciodinâmica Cíclica não reproduziram para as ligas soldadas, o que foi melhor analisado observando os resultados dos ensaios de forma separada, para as regiões que constituem a solda das ligas, o metal de adição e ZAC. Sendo possível verificar a existência de uma maior resistência a corrosão no metal de adição.
Citation
APA:
(2018) Análise Comparativa Do Comportamento Corrosivo Na Solda Dissimilar De Ligas Experimentais Com Alto Teor De Molibdênio: Estudo Da Corrosão Em Ligas ExperimetaisMLA: Análise Comparativa Do Comportamento Corrosivo Na Solda Dissimilar De Ligas Experimentais Com Alto Teor De Molibdênio: Estudo Da Corrosão Em Ligas Experimetais. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2018.