Ações De Controle Para Evitar O Rompimento De Pele Nas Máquinas De Lingotamento Contínuo Da Aciaria 2 Da Usiminas, Usina De Ipatinga

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1030 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
São crescentes as exigências por confiabilidade nos processos siderúrgicos. Nesse contexto, a Usiminas tem direcionado esforços em suas aciarias na busca da melhoria contínua dos processos garantindo a maior estabilidade operacional. O lingotamento contínuo é responsável pela solidificação controlada do aço líquido. A solidificação inicia-se no molde pela formação de uma pele que sustenta o núcleo líquido ao longo da máquina. O rompimento dessa pele representa um dos maiores problemas no processo de lingotamento contínuo por vazar o aço líquido no interior do veio e atingir as partes eletromecânicas da máquina. Essa ocorrência oferece risco de dano às pessoas, promove a interrupção do lingotamento no veio, sucateamento de produtos e indisponibilidade momentânea do equipamento. Visando reduzir a frequência de rompimentos, a Usiminas repotencializou o sistema de exaustão de vapor, adequou o sistema de detecção de rompimento de pele e criou uma equipe multidisciplinar para análise de cada evento. Essas ações reduziram significativamente a frequência dos rompimentos de pele na Aciaria 2 da Usina de Ipatinga, a ponto de registrar 539 dias sem esse evento.
Citation
APA:
(2017) Ações De Controle Para Evitar O Rompimento De Pele Nas Máquinas De Lingotamento Contínuo Da Aciaria 2 Da Usiminas, Usina De IpatingaMLA: Ações De Controle Para Evitar O Rompimento De Pele Nas Máquinas De Lingotamento Contínuo Da Aciaria 2 Da Usiminas, Usina De Ipatinga. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.